O DevOps é um conjunto de práticas e filosofias indispensáveis para empresas que querem se destacar e serem competitivas. Essa prática acelera o desenvolvimento de produtos e garante qualidades nas entregas de software em comparação a outras empresas com processos tradicionais. Mas como o DevOps funciona na prática e como você pode implementar na sua organização?
Definicão de DevOps
DevOps é um conjunto de práticas que visam integrar as equipes de desenvolvimento e operações para melhorar a eficiência, qualidade e segurança do software. Isso é alcançado através da automação de processos, do uso de ferramentas de monitoramento e da adoção de uma cultura de colaboração e responsabilidade compartilhada.
O objetivo dessa prática é integrar e automatizar a entrega de software, reduzindo o tempo e os riscos envolvidos no processo de desenvolvimento e implantação de software. Com DevOps, as empresas podem melhorar a agilidade, a confiabilidade e a escalabilidade de seus sistemas, bem como aumentar a colaboração e a eficiência das equipes de desenvolvimento e operações.
O que devo considerar na hora de implementar o DevOps na minha empresa?
Para que DevOps funcione adequadamente é preciso considerar a cultura da empresa, pois requer colaboração e comunicação aberta entre as equipes de desenvolvimento e operação que trabalharão juntas na entrega do software. Isso também implica a adesão de uma política de feedback dos usuários e monitoramento do desempenho do software em produção, utilizando essas informações para orientar melhorias contínuas no processo de desenvolvimento e na qualidade do software entregue.
A mudança nos processos que antes eram manuais e agora serão automatizados, permitindo que as equipes entreguem software de maneira rápida, consistente e confiável. Assim como a mudança na forma de encarar a infraestrutura que deve ser tratada como código carecendo de gerenciamento com controle de versão e fluxo utilizado no código do software.
É de suma importância garantir que o processo seja desenvolvido de forma segura. DevOps demanda que as equipes de segurança trabalhem em colaboração com as equipes de desenvolvimento e operações para garantir que os sistemas sejam seguros e resistentes a ameaças.
Ao considerar esses pontos, toda empresa que tenha projetos de software pode implementar uma cultura DevOps que melhore a eficiência, qualidade e segurança do software entregue, além de aumentar a colaboração e eficiência das equipes.
Como é na prática
Como vimos até aqui, o DevOps é um conjunto de práticas que, ao serem implementadas em uma empresa com projeto de tecnologia, irá otimizar processos e levar a sua produção a outro patamar, requerendo alguns ajustes nos processos e cultura empresarial. É importante entender aonde entram essas mudanças, como são as automações. Sobre isso que iremos discorrer nessa parte.
O DevOps é uma prática que garantirá uma melhor comunicação entre os profissionais de desenvolvimento e operação, além de, conectar os trabalhos feitos por eles gerando testes automáticos. Esses testes vão garantir que o software funcione como o esperado e minimize os riscos de falha.
Dentro dos processos de automação, a integração contínua, entrega contínua e monitoramento contínuo são aplicados nas alterações no código. O CI, integra frequente de código em um repositório compartilhado, enquanto o CD faz a entrega automatizada do software para um ambiente de teste ou produção. E por fim, o monitoramento contínuo que é uma análise do software contante para identificar rapidamente problemas e tomar medidas para corrigi-los.
O que é CI/CD:
Continuous Integration (CI) e Continuous Delivery são duas práticas utilizadas no desenvolvimento de software aplicadas na metodologia ágil, permitindo que a equipe de tecnologia foque em aprimorar a criação do app/software ao invés de se preocuparem com tarefas manuais automatizadas por esses processos.
O CI/CD possibilita que sua equipe de TI façam entregas de novas funcionalidades ou correções e integrações de códigos com maior frequência, de forma segura. Um fator importante dessas integrações e entregas contínuas é que elas permitem que o cliente receba com frequência entregas do software em desenvolvimento.
Integração Contínua (CI)
É uma automação de integração nas alterações dos códigos pelos desenvolvedores, onde cada um é responsável por desenvolver uma aplicação específica do produto e as alterações podem gerar conflitos, assim, elas são testadas e introduzidas em um repositório compartilhado onde todos conseguem ter acesso.
Entrega Contínua (CD)
A entrega contínua é o envio das alterações já validadas, na fase de CI, para o ambiente de produção, reduzindo os esforços na implantação de códigos. Por tanto, é muito importante para o bom funcionamento da CD que o CI esteja integrado e operando de forma correta.
Ao finalizar as etapas de CI e CD o código está a disposição para utilizado na produção do produto.
Como funciona o CI/CD?
O pipeline de CI/CD é divido em etapas, como segue abaixo:
- Desenvolvimento
O desenvolvedor escreve seu código e é necessário que ele passe por testes unitários em cada componente.
- Testes
O teste unitário automatizado vai garantir que o código esteja funcionando corretamente, identificando erros e produzindo feedbacks rápidos para serem corrigidos.
- Integração
Nessa fase o código é enviado para o repositório onde ele fica visível para o restante da equipe e a construção é controlada, ainda ocorrendo testes unitários e análises manuais evitando inconsistências.
- Entrega
Após passar pelas etapas anteriores, o programa passa por testes de verificação de suas funcionalidades com o intuito de identificar quaisquer problemas de funcionamento.
Todo esse processo acontece de forma automática, contínua e simultânea de modo previsível e com seguro, garantindo um fluxo de trabalho veloz.
Por que implementar DevOps?
Com modelo de desenvolvimento de software DevOps, a empresa mantêm um modelo de entregas de atualizações em pequenos lotes. Desse modo, são mais recorrentes e fáceis de identificar erros, e alcançar inovações. Existem diversas vantagens em trabalhar com DevOps, algumas delas incluem:
- Maior eficiência e rapidez: com a adoção de práticas DevOps, as equipes de desenvolvimento e operações trabalham em conjunto para entregar software de forma mais rápida e eficiente, reduzindo o tempo de lançamento no mercado e aumentando a velocidade de resposta às demandas dos usuários.
- Maior qualidade de software: com a automação de processos de teste e integração contínua, é possível identificar e corrigir erros mais rapidamente, além de minimizar a possibilidade de falhas no software.
- Melhor colaboração e comunicação entre equipes: a adoção de práticas DevOps incentiva a colaboração entre desenvolvedores, operações, criando um ambiente mais colaborativo, com maior troca de conhecimento e melhorar a tomada de decisão.
- Redução de custos: a automação de processos pode reduzir os custos operacionais, além de aumentar a produtividade da equipe, diminuindo o tempo necessário para a entrega do software.
- Maior estabilidade e confiabilidade do ambiente de produção: com práticas DevOps, é possível minimizar os riscos de problemas em produção, garantindo a estabilidade e confiabilidade do ambiente em que o software é executado.
Essas são algumas das vantagens de trabalhar com DevOps. No entanto, é importante lembrar que a adoção de práticas DevOps requer uma mudança cultural e de mindset, além de investimento em ferramentas e processos, e pode levar tempo e esforço para ser implementada de forma efetiva. Nós podemos ajudar sua empresa a atingir esse novo patamar de construção de software, com profissionais altamente capacitados para atuar com seu time ou oferecer consultoria de ponta para seus colaboradores. Entre em contato com nosso time comercial e entenda como o DevOps e a Itix podem elevar sua companhia a outro patamar.