O que é Inovação Tecnológica e como ela pode otimizar processos e exponenciar seus lucros.

Descubra o que é e como investir nesse serviço pode mudar o rumo da sua empresa através de inovações tecnológicas.

Empresas que não buscam se adequar ou inovar em seu segmento tendem a ficar para trás, perdendo espaço de mercado e deixando a desejar em seus processos e entregas. As inovações tecnológicas são maneiras das corporações buscarem por diferenciais competitivos, soluções para processos e serviços, ou até mesmo, serem disruptivas gerando vantagem competitiva.

Mas afinal, o que é inovação tecnológica?

Destrinchando o termo, inovar é a busca por algo que solucione, ou aprimore, um serviço, produto ou processo. É a alocação de energia e recursos para transformar, ou desenvolver, algo no segmento do seu negócio que pode ser potencializado de alguma maneira. Sob o mesmo ponto de vista, Inovação Tecnológica é procurar por melhorias, ou soluções, através da tecnologia.

A inovação tecnológica pode ser classificada de duas formas:

  1. Disruptiva: quando uma empresa desenvolve algo totalmente novo para o seu segmento, ainda não visto, ou aplicado, mudando o rumo do mercado, tornando-a referência. Quando um negócio desenvolve algo dessa magnitude as hipóteses dessa inovação ser replicada ou da empresa perder pioneirismo é mais difícil.
  2. Incremental: é a melhoria, alteração em um produto já existente em busca de uma desempenho mais eficiente. A inovação tecnológica incremental é menos custosa e mais rápida, gera resultados com menor tempo também.

Inovar tecnologicamente têm sido um propósito de muitos segmentos empresariais nos últimos anos. Desenvolver algo que acelere seus processos e resulte em produtos mais atrativos e eficientes já não é uma questão de escolha e sim de sobrevivência.

Empresas que investiram em inovação tecnológica

Apple

Um exímio exemplo de inovação de produto é a empresa de aparelhos eletrônicos de uso pessoal Apple. Nos anos 90 a empresa passou por momentos tensos e quase declarou falência, quando vendeu parte de suas ações para a concorrente Microsoft. A companhia já tinha um histórico de inovações disruptivas quando lançou o primeiro computador de uso pessoal, contudo, se perdeu e as inovações já não atraiam mais o seu público. Em 1997, chamou de volta Steve Jobs, como CEO, retomando o comando da empresa liderando a criação do iMac, que novamente, revolucionou o mercado.

Atualmente a empresa, uma das mais valiosas do mundo, continua inovando em cada um de seus lançamentos. Contudo, hoje suas inovações são evolucionárias, ou seja, estão sempre em busca de aprimorar seus produtos, de modo a atender as demandas de seus usuários. O lançamento do AirPods e AppleWatch também foram grandes marcos na empresa, criando produtos complementares e totalmente sincronizados com seu sistema operacional.

Apesar de a alguns anos não lançarem nada que abale o andamento do mercado de produtos eletrônicos de uso pessoal, os aparelhos Apple possuem um sistema e design que encantam seus usuários e comandam o segmento desde o seu lançamento, com autenticidade mantendo sua vantagem competitiva.

Falando de design, a Apple de Steve Jobs esteve sempre em busca do design ideal para os produtos da empresa. Procurando pelo material e estética que iriam despertar o desejo e a mente humana de forma criativa, a preocupação de Jobs em transformar a experiência do público consumidor foi tão minuciosa que ainda hoje os produtos da empresa são grandes objetos de consumo, despertam desejos e referência de qualidade, principalmente para profissionais da área criativa.

Amazon

Outro grande exemplo de inovação tecnológica é o da Amazon, que revolucionou o segmento de e-commerce em todo o mundo. Diferente da Apple, a Amazon buscou inovar em seu processo interno de recebimento e entrega de produtos.

Inovação pode acontecer em diferentes categorias de negócios e aspectos dentro deles.

Jeff Bezos estava em busca de uma solução para o tempo de entrega de seus produtos, que foi sendo aprimorado ao longo dos anos e atualmente influencia diferentes setores de distintos segmentos. A Amazon que começou como uma livraria on-line hoje é um conglomerado de negócios, difícil de definir pela gama de serviços e produtos disponibilizados.

Bezos enxergou uma grande oportunidade em investir dinheiro e recursos de modo a encontrar as melhores soluções para fidelizar seus clientes, modernizando seus sistemas operacionais, cloud, tecnologia, logística, produtos próprios e muito mais.

Samsung

Quando falamos de inovação não podemos deixar de citar a Samsung. Grande concorrente da Apple, a empresa já passou por diferentes setores e hoje, além de ser uma das grandes fabricantes de produtos eletrônicos, também produz partes de sua concorrente.

A empresa nasceu em 1938 no setor de alimentos de exportação e importação. Após um período de instabilidade devido à Guerra da Coreia, a empresa recebeu investimento que a impulsionou e em 1969 começaram a focar em eletrônicos.

Foi somente com a morte do fundador da companhia, em 1987, que a Samsung expandiu seu mercado para o mundo e focou na parte de eletrônicos, engenharia e produtos químicos. Se tornou a maior fabricante de chips e discos de armazenamentos em 1992. Desde então a empresa vem investindo em desenvolver produtos e aparelhos eletrônicos que lhe tragam destaque de mercado, buscando inovações tecnológicas e se mantendo em posição de alta competitividade.

A sua busca por produtos de ponta lhe garantiram pioneirismo em 13 produtos produzidos pela coreia do sul no mercado global, entre eles semicondutores.

Esses são alguns cases de sucesso que conhecemos de perto, que proporcionam facilidades e beneficiam nossas vidas todos os dias. A sua empresa também pode passar por essa revolução em serviços e produtos.

A Itix possui profissionais e serviços preparados para te auxiliar na identificação de melhorias e criação de inovações usando da tecnologia para alcançar novos resultados, redução de custos e garantir sua vantagem competitiva no mercado.