IA no Direito: Saiba por que essa e outras tecnologias são tendência no futuro

Inteligência Artificial será utilizada pela primeira vez na história em um tribunal para defender um réu acusado de infringir leis de trânsito

Que a tecnologia move o mundo e os negócios, a gente já sabe – desde tradução de letras médicos até criação de obras de artes digitais, agora a inteligência artificial (IA) atuará no mundo jurídico pela primeira vez…

Será?

A área jurídica tem se transformado cada vez mais e entre as principais tecnologias que se destacam temos a inteligência artificial, uma ferramenta que basicamente refere-se a sistemas ou máquinas que mimetizam a inteligência humana para executar tarefas, grosso modo, “robotizar” ações.

Muito além de um RPA, a inteligência artificial já atua no direito há um tempo: simplificando o armazenamento e consulta a dados relevantes, aumentando a eficiência na tramitação dos processos, realizando conferência da legislação mais recente do assunto apontando riscos e expondo correlações ou incongruências…, mas dessa vez a IA foi além. Pela primeira vez um bot de inteligência artificial ajudará réu em defesa jurídica nos EUA. A New Scientist divulgou o caso de um réu processado por excesso de velocidade, em um julgamento previsto para acontecer em fevereiro.

Como será o julgamento?

Ao invés de se dirigir diretamente ao tribunal, como faria um profissional convencional, o robô vai conversar com o réu por meio de um celular que executará o programa. A tecnologia fornecerá respostas que o processado deve dar ao juiz quando questionado e ele usará fones de ouvido para escutar as instruções.

De acordo com a empresa responsável pelo desenvolvimento do software, o objetivo do aplicativo é substituir algumas funções do Direito para propiciar redução de custos. Mas ela garantiu que vai arcar com as despesas do réu caso o robô perca o caso. A ideia nisso tudo é que a tecnologia traga mais celeridade nos processos, ajude a mitigar falhas e acenda a expectativa de uma Justiça mais ágil e com maior grau de acerto. Espera-se que fique muito mais simples obter o serviço de representação jurídica.

Certamente não só escritórios de advocacia mas diversos seguimentos têm o potencial de se destacar ao investir em na automação robótica de processos (RPA) e IA, seja para dispor de informações mais confiáveis, aumentar a eficiência dos processos, criar modelo de processos interativos ou até mesmo para acelerar a inovação do negócio.

IA para seu negócio

Tudo indica que soluções com IA estarão cada vez mais presentes na sociedade, estamos em uma virada de chave com avanços substanciais na tecnologia e nisso a gente sabe muito bem como ajudar. Entre em contato com nosso time comercial e peça uma avaliação do seu negócio.